Candilhes Cuisine #18 - Restaurante Pôr do Sol


Uns dos restaurantes mais ocidentais da Europa, possuidor de uma vista arrebatadora sobre o Crepúsculo poente mais tardio do velho continente e situado numa das mais deslumbrantes encostas dos Açores, o restaurante Pôr do sol foi alvo de mais uma “investida” do Candilhes. Apesar de todos esses procedentes, ficamos ainda mais agradados com o espaço.


Com um desenho muito prático e funcional, numa perfeita harmonia entre a natureza e a mão humana sendo ainda um excelente exemplo de como preservar a nossa identidade cultural. Com ementa onde predomina a tradição Açoriana destacamos os produtos da matança do porco, acompanhados por frescos legumes e vegetais, já que são produzidos ali mesmo no quintal, carinhosamente pelos proprietários.


De salientar a originalidade das entradas. Deliciosos, minúsculos e muito tenros torresmos brancos são para além de diferentes das por vezes enfadonhas entradas, pedaços da nossa cultura, do nosso passado e devem ser orgulhosamente apresentados a quem nos visita.


O peixe sempre fresco, a carne, essencialmente da ilha, muito bem tratada por sábias mãos e um atendimento muito simpático, apesar de um pouco demorado já que o proprietário é o único a tratar da sala, fizeram com que aquele jantar fosse um dos momentos mais altas da nossa visita à lindíssima ilha das Flores. Ah, foi lá que conseguimos experimentar a famosa alga patinha.



Gostamos: o local, o edifício, a decoração, o atendimento simpático e didáctico, óptima ementa, muito bem confeccionada e deliciosa salada de fruta, sendo essa literalmente do quintal.


Gostamos menos: alguma demora no serviço, já que a sala de dimensões razoáveis estava muito bem composta, sendo por vezes notório que uma pessoa só (o proprietário) tem dificuldade em dar conta do recado. O horário também podia ser melhor mas as especificidades de uma ilha com 4000 habitantes devem ser muito condicionantes.


Apreciação: 4,95 Candilhes em 5 possíveis.


Morada: Fajãzinha - Lajes das Flores
9960-110 Fajãzinha

Telefone: 296 552 075

5 comentários:

Tibério Dinis disse...

Estou a ver que a malta do Candilhes gosta de postar de barriga cheia!

Excelente guia de restaurantes da região.

Anónimo disse...

Jordão

ainda não conheço o Pôr-do-Sol,mas conheço os tais torresmos e a "patinha".
Comeste a "patinha" com ovos?
No Pico come-se também frita com malagueta e alho.
É um pitéu :) mas para quem nunca comeu, às vezes a primeira experiência é "traumatizante".
Gostaste?

Jordão disse...

Caro Tibério com tanto e bons restaurantes presentes nos Açores e, principalmente, com tantas e tão boas cozinhas (mãe, tia, avó, amigos, amigas e por aí fora) é impossível escrever de barriga vazia, aliás é até um crime!

Caro Fiat Lux

O Miguel Rosa é que pediu o prato, no entanto experimentei uma. São diferentes de tudo aquilo que já tinha provado mas gostei, dão uma bela omeleta e são uma excelente iguaria! As que experimentamos eram envoltas em ovos e depois farinha antes de fritar à laia de pasteis de bacalhau. Não sabia que no Pico também usavam-na, aliás pensava que só no Corvo é que havia essa tradição!

Anónimo disse...

Pelo menos no Pico e Faial também se aprecia muto a "patinha".

Há anos um pescador de S.Miguel que me viu apanhar a "patinha" nem queria acreditar que aquilo era para comer :)

Anónimo disse...

quem é que deixou o nariza em casa?

ruben