De certo que já repararam na coluna de fumo, mais visível nas primeiras e últimas horas do dia, que exala da Central Termoeléctrica do Caldeirão (como podemos ver, mais ou menos a meio da imagem).
Não sei se será impressão nossa mas a nuvem está a ficar cada vez maior e mais contínua.
Ainda neste último fim-de-semana, o vento Sul empurrava a tal nuvem para lá do horizonte. Agora perguntamos: não poderemos nós fazer algo para inverter tudo isso? Não estamos a falar no futuro, quando todos os lares terão painéis solares produtores de energia eléctrica, tornando as casas auto-sustentáveis; referimo-nos ao agora, ao imediato.
Não estaremos a abusar do ar condicionado, das luzes, das máquinas de lavar e secar roupa, pior das máquinas de lavar loiça, dos computadores?
Será que não podemos mudar um pouco os nossos hábitos e reduzir um pouco o consumo energético? É que não existem locais imunes à poluição e os Açores não são nenhuma excepção. Poupamos o Ambiente e na nossa carteira!
Vamos todos contribuir para melhorar o Ambiente e deixar o Mundo um pouco melhor do que o encontramos!
Nós somos os Candilhes e aprovamos essa mensagem!
O nosso muito obrigado ao vizinho Francisco pela foto (fizemos várias tentativas para tentar captar o tal pilar mas a nossa pouca prática com a fotografia não nos permitiu obter boas imagens), onde podemos ver a tal coluna de fumo na zona mais estreita da Ilha Verde (6km apenas).
Como podemos ver o vento soprava de Norte e o fumo dirigia-se para Ponta Delgada.
3 comentários:
Nunca tinha visto a ilha desta perpectiva magnífica! Está linda a paisagem...
Usar uma foto de um administrador da eda para denunciar o fumo da Central do Caldeirão não lembrava ao Diabo.
Caro anónimo…
O Candilhes é assim, aqui só há espaço para defender os nossos ideais (e a partir daí ser um espaço de troca de ideias, sempre na com máxima de liberdade bem presente)
Nós não fazíamos a mínima ideia da entidade patronal o nosso vizinho Francisco. E temos a certeza que não ofendemos ninguém até porque o post não é uma critica à EDA mas sim a nós todos que com os nossos hábitos errados de consume, obrigamos a empresa a produzir muito mais e consequentemente a poluir mais. Digo-lhe mais, se há empresas com consciência ambiental é a “nossa” EDA. Basta ver o investimento na Sogeo, nas centrais hídricas e nas torres Eólicas por todo o arquipélago.
Enviar um comentário