Tendo em conta as disposições aplicáveis do Código da Estrada, naredacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de Fevereiro, constantes dos artºs 13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº 1; 16º,nº 1; 21º; 25º; 31º, nº 1, c) e 43º e as definições referidas no artº 1º do mesmo Código, na circulação em rotundas os condutores devem adoptar o seguinte comportamento:
1. O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:
-> Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando antecipadamente quando pretender sair.
2. Se pretende tomar qualquer das outras saídas, deve:
-> Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em função da saída que vai utilizar;
-> Aproximar-se progressivamente da via da direita;
-> Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente anterior à que pretende utilizar;
-> Mudar para a via de trânsito da direita antes da saída, sinalizando antecipadamente quando for sair.
Sinalização de manobras:Todas as manobras que impliquem deslocação lateral do veículo decorrente da mudança de via de trânsito ou saída da rotunda devem ser previamente sinalizadas.
Pois é, existe regulamentação para entrar/estar/sair de uma rotunda e não a bela teoria que já ouvi: "Vou sempre pela direita para não me chatear!".
7 comentários:
Grande Marim! Já fazia falta quem explica-se isso! È que continuam a fazer mal!
uiii...belo post ...pena é que nao chega á maioria dos broncos que nao sabem circular nas rotundas.
Pois. Parece claro mas... e existe sempre um mas, é que a Lei é ambígua já que num dos seus artigos considerados importantes se diz mais ou menos isto "que é causa grave acidente provocado por mudança de faixa de rodagem". Daí que quem diz que vai sempre por fora não se chatear, acaba por ter razão. Por essas e por outras é que nas rotundas todo o cuidado é pouco.
Um gajo para não ter chatices tem mesmo é que prevenir a burrice dos outros. Nem a policia por vezes sabe a legislação. Realmente acho que vale mais a pena fazer como os que vão por fora
Eu gosto é dakeles que dão a volta à rotunda toda pela faixa da direita e sempre a dar pisca para a esquerda!!! Esses é que sabem o k fazem sim senho! E ainda são capazes de sair da rotunda sempre com o pisca para o lado errado e nem se dão ao trabalho de o desligar... Grande povo açoriano!!
Carol não é só nos Açores - mesmo à entrada de Lisboa (para gente), na Rotuna do Relágio há cada tanso! Isso para não falar na MEca das rotundas, a do Marquês!
fazer por fora para não se chatear é que é obra! é ser igual aos outros estúpidos!! assim nunca mais se fazem as rotundas cm deve ser!!
Enviar um comentário