Candilhes Cuisine #8 - Casa de Pasto José Domingos

Cada vez mais raras e igualmente procuradas, essencialmente pelos seus sabores típicos, as casas de pasto têm um papel importantíssimo na preservação e divulgação da nossa cultura gastronómica.

Imagem agradavelmente retirada daqui.


Um dos estabelecimentos mais conhecidos, situa-se na já por nós muito citada freguesia de Santa Bárbara da Ribeira Grande. Como é óbvio falamos da Casa de Pasto José Domingos.

Conhecido pelos seus chouriços, salve seja, engraçado que eles são vendidos ao trio, e o dito empresário ter 3 filhos. Coincidências à parte, o referido estabelecimento cozinha para além dos típicos enchidos da Ribeira Grande (mais picantes do que os outros), outros produtos resultantes da típica matança de porco. Torresmos de caçoula, torresmos brancos e entrecosto muito bem temperados e para arrematar um deliciosa salada de frutas ou uma mousse de chocolate caseira.

Claro que lá está a principal diferença entre uma casa de pasto e um restaurante, para além do preço é o ambiente. Não criem expectativas de um serviço de topo ou de um ambiente muito calmo e descontraído.

Pena só abrir às quartas e quintas-feiras. Quartas com o cozido à Portuguesa e quintas com a Matança de Porco.


Correcção de ultima hora. O Candilhes recebeu na sua Central de Informação – o Hexágono (daqui a dias já vão perceber porquê) a noticia que durante os meses de Julho e Agosto não há cozido!


Gostamos: comida muito bem confeccionada e preço acessível – por muito menos de 10€ temos um verdadeiro banquete de comida tradicional Açoriana.

Gostamos menos: ambiente e instalações, principalmente o acesso à sala de refeições e o estacionamento.

Apreciação: 3 Candilhes em 5 possíveis.


Morada: Rua de São José, 25 Santa Bárbara da Ribeira Grande

Telefone: 296 472 481


2 comentários:

Anónimo disse...

muito bem, concordo plenamente contigo, boa comida a baixo custo... temos de defender o que é nosso!!!

Anónimo disse...

A comida vem e de travessa, o pé de torresmo o bife grelhado, o torresmo o figado.. e para quem quiser o vinho de cheiro.é um preço muito bom.A origem da sua abertura, em especial a ser numa quinta feira; foi porque na ribeira grande nesse dia é o dia da feira do gado,por isso é sempre uma concentraçao de lavradores e este espaço foi mais um para a convivio dos mesmos.Despois é que abriu ás restantes pessoas