Candilhes Natura - Um oceano de plástico

O plástico é, como toda a gente sabe, durável, estável e resistente à desintegração.

As propriedades que fazem do plástico um dos produtos com maiores aplicações e utilidades ao consumidor final, também o tornam um dos maiores VILÕES ambientais. São produzidos anualmente cerca de 100 milhões de toneladas de plástico. Cerca de 10% do plástico produzido acaba nos oceanos, sendo que 80% desta fração vem de terra firme.

No oceano pacífico existe uma enorme camada flutuante de plástico, com cerca de 1000 km de extensão (vai da costa da Califórnia, atravessa o Havaí e chega a meio caminho do Japão e atinge uma profundidade de mais ou menos 10 metros) , que já é considerada a maior concentração de lixo do mundo. Acredita-se que haja neste vórtex de lixo cerca de 100 milhões de toneladas de plásticos de todos os tipos. Pedaços de redes, garrafas, tampas, bolas , bonecas, patos de borracha, tênis, isqueiros, sacolas plásticas, caiaques, malas e todo exemplar possível de ser feito com plástico. Segundo seus descobridores, a mancha de lixo, ou sopa plástica tem quase duas vezes o tamanho dos Estados Unidos.



Vórtex de lixo. Foto retirada daqui



Tartaruga deformada por aro de plástico. Foto retirada daqui


Segundo PNUMA (o programa das nações unidas para o meio ambiente), este plástico é responsável pela morte de mais de um milhão de aves marinhas todos os anos. Sem contar toda a outra fauna que vive nesta área, como tartarugas marinhas, tubarões, e centenas de espécies de peixes.


Ave morta com o estômago cheio de bocados de plástico: Foto retirada daqui

3 comentários:

Anónimo disse...

isso é uma vergonha não admira que o bacalhau esteja em perigo

ruben

Anónimo disse...

E além do perigo ambiental deve ser ainda um perigo para a navegação, sobretudo de pequenas embarcações (?).
A não ser que isto esteja devidamente assinalado nos mapas de navegação. Será?

Miguel Rosa disse...

Não é o bacalhau,é o atum... - mas tem cara de cão! mas é um atum...